CASA E JARDIM

5 DICAS ECONÔMICAS DE DECORAÇÃO

Quem não quer morar em uma casa bonita e agradável?

Mas se você está sem grana ou simplesmente não quer torrar todas as suas economias, a decoração pode acabar ficando para depois. Casa e Jardim tem a solução. Aqui, provamos que é possível ter um lar com estilo sem gastar muito.

 

 

 

 

 (Foto: Edu Castello e Lufe Gomes)

1 – Uma boa dose de tinta

Pintar as paredes com uma cor vibrante faz uma enorme diferença no ambiente. Esta dica é valiosa especialmente se seus móveis forem neutros. O arquiteto Paulo Carvalho escolheu o azul-marinho para o quarto de hóspedes. Ele ousou no tom porque as camas, dos anos 1950, tinham base branca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Foto: Edu Castello)2 – Reutilize

Às vezes, peças antigas que você nem lembra mais que existem podem virar a estrela da decoração. Basta um olhar diferente sobre elas. Assim aconteceu com as molduras que decoram o corredor de entrada da casa da ilustradora Lili Tedde. “Elas me trazem uma lembrança forte porque a maioria veio da minha família. No começo, não sabia o que fazer com tantos modelos, mas percebi que gostava deles vazios mesmo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Foto: Marcelo Magnani)3 – Misture o novo e o velho

Nem tudo precisa ser recém-comprado. Misture novos itens com móveis retrô. Nesta cozinha, o arquiteto Luciano Dalla Marta desenhou a mesa de madeira laqueada branca, com visual clean, e garimpou as cadeiras em vários brechós.

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Foto: Luis Gomes)

4 – Luz faz toda a diferença

Uma casa escura é desconfortável e pouco prática. Por isso, vale investir em um projeto de iluminação. Os trilhos são uma ótima solução, porque dispensam o forro de gesso e qualquer tipo de reforma. A arquiteta Valeria Bartholiusou este recurso na cozinha. “Acesas apenas as luminárias com foco para cima, o clima é mais intimista”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Foto: Luis Gomes)5 – Decorar leva tempo

Não espere que a casa fique pronta de um dia para o outro. Às vezes não é possível comprar tudo de uma vez. Sem problemas. Assim você decide aos poucos o que fica bom em cada lugar. Para Carla Ribeiro, que trabalha com decoração há 13 anos, sua sala ainda é um trabalho em construção. “Acho que nunca estará do jeito que gosto”, afirma.